terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS E ÓTIMO VASCO

Um feliz Natal para todos vocês. Muita paz, muita saude, muito amor. Um ano novo repleto de felicidades. Na verdade, quanto ao nosso Vasco, estou esperançoso. Acho que a maioria das contratações está certa. Melhor ainda, com a possibilidade do Ramon ficar. Alex Teixeira acho que chegou ao seu limite. Kardec, já era. Foi bem vendido. Vamos aguardar e torcer para que tudo dê certo. Me responda: você também está confiante???? Espero que sim. Abração.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BENVINDO DODÔ

Craque eu sempre achei que ele é. Esteve parado um tempão. Mas jogar futebol é como andar de bicicleta. Ninguém desaprende. Seus gols sempre foram bonitos. Só espero que baise no Dodô o mesmo espírito que baixou no Carlos Alberto. O espírito da vontade de jogar, do prazer de jogar, de mostrar o que sabe. Não é bem o matador, o atacante referência que a gente precisa. Mas é craque. Quanto à idade, a gente vai ficar o dia inteiro contando os quase quarentões que ainda estão fazendo sucesso. Mostrando aos mais novos como se trata uma bola.

VASCO TEM QUE SER TIME FORTE.

QUERO DIZER MAIS UMA VEZ - NÃO SOU EURICO NEM ROBERTO. SOU VASCO. SOU O VASCO QUE ENTRAVA NAS COMPETIÇÕES PARA SER CAMPEÃO. PARA DISPUTAR REALMENTE O TITULO. O VASCO QUE BRIGAVA POR TOSTÃO, BEBETO E OUTROS CRAQUES. O VASCO DOS DOIS JUNINHOS, ROMÁRIO, EDMUNDO, ROBE4RTO DINAMITE, VAVÁ, DANILO, DIRCEUZINHO,MAURO GALVÃO, SEM VOLTAR AOS TEMPOS DO ADEMIR, DANILO, PINGA E VAI POR AÍ. QUERO UM VASCO QUE BRIGUE HOJE POR FRED, KAKÁ, RONALDO GAUCHO, OU SEJA, CRAQUE, SIMPLESMENTE CRAQUE. UM VASCO COMO SEMPRE FOI O VASCO. MAS ESTOU PREOCUPADO PORQUE NÃO DEU PRA SEGURAR NEM O RAMON, QUE É BOM, MAS NÃO CHEGA A SER CRAQUE...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TEM QUE SER UM TIME FORTE TIPO VASCO!

Ganhamos a taça, voltamos à Primeira Divisão, dever cumprido por quem também foi responsável pelo nosso rebaixamento. Nada a comemorar. Só lamentar esse 2009 que nao foi, como muita gente pensa, UM ANO GLORIOSO PARA O VASCO. OU SERÁ GLORIOSO DISPUTAR A SEGUNDA DIVISÃO? 2009 É UM ANO PARA SER ESQUECIDO! SÓ FICA NA LEMBRANÇA ESSA TORCIDA MARAVILHOSA QUE PROPORCIONOU VÁRIOS MARACANÃS LOTADOS! E QUE SOFREU MUITO COM UM TIME BEM LIMITADO.E já que voltamos não adianta ficar falando em contratações pífias. Chega de Chulapas, Adrianos, Pimpões, Ernanes (pelo amor de Deus!) e outros que tais.O Vasco tem que pensar em Fred, Conca, Keirrison, Rafael Sobis, Ronaldinho Gaucho, um zagueiro de seleção e um lateral direito idem. O VASCO SEMPRE PENSOU ALTO. SEMPRE FOI UMA CONSTELAÇÃO DE ESTRELAS. Não adianta formar time bonzinho pra brigar pela Sul-Americana ou lutar pra não cair. TEM QUE BRIGAR PELO TÍTULO! Nosso rival está lá. Essa é a dura realidade...

domingo, 8 de novembro de 2009

VASCO, O MELHOR DO RIO?

Acho que sim. Mais um título à vista e volta à série A garantida. Tècnicamente,a gente pode vacilar ao responder à pergunta. Mas, do ponto de vista da torcida, não tenho dúvida. O VASCO É O MELHOR DO RIO. É O MELHOR DO BRASIL. O que se viu sábado no Maracanã foi indescritível. Emocionante. As crianças que eu vi chorando em São Januário na fatídica derrota para o Vitória, outra vez choravam. Mas de alegria. O SENTIMENTO NÃO PODE PARAR, NUNCA PAROU NEM VAI PARAR. ENQUANTO HOUVER UM CORAÇÃO INFANTIL O VASCO SERÁ IMORTAL. ENQUANTO HOUVER UMA TORCIDA COMO AQUELA QUE COMPARECEU AO MARACANÃ O VASCO SERÁ GRANDE.Dentro de campo, o time ainda assusta. Com um atacante no gol, quase que eles empatam. Mas a torcida jogava com o time e, muitas vezes, até pelo time. EMOCIONANTE. Clube que tem uma torcida assim merece ter também um grande time. À altura do Vasco. Que sempre pensou alto em matéria de jogador. Sempre foi CELEIRO E ABRIGO DE CRAQUES. Temos que formar um timaço para o próximo ano. O Vasco merece. ESSA BONITA TORCIDA MERECE!

domingo, 1 de novembro de 2009

O JOGO DAS BOBAGENS

vASCO E FORTALEZA foi o jogo das bobagens. Ouvi e vi tantas que me cansei. Por exemplo - o locutor do PFC falandoa todo momento "A derrota do Guarani é um resultado ruim para o Vasco." E eu vibrava a cada gol da Porgutesa contra o Guarani. O cara estava falando bobagem, na ânsia de valorizar o jogo que estava transmitindo (?) pela tv a cabo. Ele argumentava que a Portuguesa, com a vitória, se aproximava do G-4. Eu,e torcida do Vasco, sabiamos que a derrota do Guarani abria nossa frente rumo ao título, justamente contra o adversário da Potuguesa. Só o desinformado locutor do PFC não sabia que o Vasco ja voltou à primeira divisão. Depois de repetir tantas bobagens, o tal locutor se saiu com a bobagem das bobagens: Figueirense e Portuguesa são adversários diretos do Vasco. PUTA QUE PARIU! Será que ele não sabe o que é adversário direto? Os dois são adversários diretos de quem está na quarta posição. Adversários diretos do Vasco, na conquista do título, são Guarani e Ceará. Dentro do campo, o Vasco voltava a assustar a gente. No fim, estava pedindo a Deus para mentar o empate. Como passam errado. E pára encerrar o festival de bobagens,o competente técnico Dorival Junior colocou em campo Adriano, Alisio Chulapa e Pimpão. Um não joga nada, o outro não está jogando nada (em um golzinho até agora) e o terceiro só tem um apelido (ou nome mesmo?) engraçado. Bobagem insistir com os três.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONTINUO NA POLÍTICA

Muita gente tem me perguntado se continuo na política e se voltarei a ser candidato. Continuo sim. Estou filiado ao PSDB. Ano que vem teremos eleições importantes - presidente da República, governador, senador, deputado federal, DEPUTADO ESTADUAL.Continuo porque Política (com P maiusculo mesmo) para mim não é profissão, mas,sim, vocação.É uma extensão do meu trabalho de mais de cinquenta anos como jornalista e radialista, vivendo os problemas da nossa cidaee e do nosso país, da nossa gente. Nesse blog a gente vai conversar bastante sobre o assunto.


SEGURANÇA JÁ
Todo mundo está falando em segurança com vistas `as Olimpíadas de 2016. Será que a gente vai sobreviver até lá? Durante as OIímpídas a gente sabe que vai ter polícia e forças armadas nas ruas e que tudo vai ser uma beleza. Os bandiso entram de férias. Nós precisamos de segurança é para já. O Rio, como várias outras cidades do país (mas é aqui que a gente mora e que a coisa está mais feia) vivem dias de violência indescretível. O cidadão não pode esperar por tanto tempo, por uma segurança de FACHADA. O Estado tem a obrigação de resolver o problema já. Mesmo que essa solução implique em reunuciar ao patrocínio das Olimpíadas. A vida do cidadão brasileiro não está no pódio para receber medalhas. E não pode continuar no patíbulo, no muro invisível e imprevisível do fuzilamento, com perdas de vidas e sangue de inocentes.
Aliás estou cometendo uma injustiça. A Polícia até que vem agindo, dando duro, prendendo e matando bandidos, apreendendo armas. O que não se faz, na realidade, é impedir a entrada desse armamento´ no país e sua chegada ás mãos dos bandidos. Por onde entram essas armas?????????????????????????????????

Moro no Rio e me sinto inseguro.

Aviso ao representante do COI e autoridades brasileiras que acreditam no que ele disse; que o atentado em Londres foi pior do que a violência no Rio, onde os traficantes derrubaram um helicóptero da polícia. EU NÃO MORO EM LONDRES, MORO NO RIO! A BANDIDAGEM TA SOLTA E TA DANDO OLÉ NA POLÍCIA....

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LIMITADO MAS BRIGÃO

Vascaíno da antiga não se ilude. Nosso time é limitado. Mas é brigador. Mais três ou quatro pontos já estamos de volta à primeira divisão. Missão cumprida. Com muitos sustos. E aí surge o direito da torcida de vaiar. Ninguém agüenta um festival inteiro de passes errados, de bicões pra frente, de gols perdidos. Muitos de maneira infantil. O torcedor apóia sempre. Aliás, tem sido a maior arma do Vasco na segundona. Tiveram que badalar um Fla-Flu para bater o público do Vasco com o pobre Ipatinga. O torcedor comparece. Canta. Vibra. Vem dando demonstração de carinho sem limites. Mas, na hora em que vem o susto de um passe errado, o pesadelo de uma bola infantilmente perdida, o fantasma de um Figueirense em pleno caldeirão, ele tem todo o direito de protestar. Vaia também é amor. A OBRIGAÇÃO já está pràticamente cumprida. Nem penso em ser campeão em cima do modesto e limitadíssimo Guarani. Prefiro pensar na próxima temporada. Já que temos um excelente patrocinador é OBRIGAÇÃO da diretoria formar um time que brigue pelo título. Como sempre aconteceu. Aliás, abro parênteses para confessar que a segundona está me devolvendo o prazer que sempre tive, de ver os outros correndo atrás da gente. Quem é vascaíno, como eu, desde os tempos do Expresso da Vitória sabe o que é isso. Que sentimento é este. Que se mantenha Carlos Alberto, Ramon, Fernando Prass, Alex Teixeira, Elton. Os garotos Alan e Souza também devem continuar. Magno me agradou no último jogo. É habilidoso. Mas isso não basta. Só temos um lateral. A zaga, quando é chamada, nem sempre diz presente. Pelo menos mais um meio campo de peso e atacantes. Tirando o Elton, o resto é resto. Ah, que se mantenha também o Dorival Junior, competente, sério e honesto. (no Brasil, até sem e falando de treinador, tem que se levar em conta o quesito honestidade...)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ANSIEDADE, O CACETE! É RUINDADE MESMO!

Parece piada quando dizem que o time do Vasco está sofrendo de ansiedade quando faltam poucos pontos para voltar à primeira divisão. Romário teve ansiedade perto do milésimo gol, mas continuou jogando como sabe. A bola é que não queria entrar. Ansiedade mesmo devem estar sofrendo os funcionários do clube que não recebem os seus salários. Jogadores, não. Recebem rigorosamente em dia.
A maioria mais do que merece pela qualidade (ou falta de) do seu futebol. Estamos de volta à primeira divisão. Não tenho dúvida. Mas este é um dos piores times da história do Vasco. Excetuando Fernando Prass, Carlos Alberto, Ramon, Alex Teixeira e o técnico, o resto é simplesmente HORROROSO. O que a gente vem sofrendo é demais. Não me venham com outra piada de que a segunda divisão é difícil. Coisa nenhuma. É uma "baba". Voltar à primeira divisão é obrigação. Que vai sendo alcançada aos sustos. Ano que vem, tem que se formar um time de qualidade. Senão, vamos continuar penando.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

VASCO 3 URUGUAI 1

Três golaços. Dois do Alex Teixeira e um do Alan Kardec. Vasco 3 seleção uruguaia l. Era tido como o jogo mais difícil do Brasil no mundial sub-20. Os meninos do Vasco decidiram O que nos deixa a fazer várias perguntas; porque o Alan Kardec não jgoa assim no Vasco? Vai ser possível segurar o Alex Teixeira na próxima janela? São perguntas de respostas na ponta da língua. Kardec não faz tantos gols no Vasco porque não tem a companhia de outros jovens talentos da seleção. A rigor, nosso time se baseia na categoria do Carlos Alberto, na habilidade do Ramon, oportunismo do Elton. Ganha mais força com Alex Teixeira e Souza. Mais força e mais qualidade. Na verdade, com os atuais coadjuvantes o Alan Kardec dificilmente vai receber a bola limpinha como tem acontecido na seleção. Quanto à permanência do Alex Teixeira vai depender da competência da diretoria. Garantem que o patrocínio atual é excelente. Mas as dívidas são muitas. Funcionários estão ha três meses ou mais, sem ver a cor do salário. Se os dois ficarem vai ser ótimo. Melhor ainda se segurarem o Filipe Coutinho. (Dá muito trabalho escrever o nome dele com ph). Eu gostaria de saber a sua opinião: você acredita que o Vasco vai formar um timaço no próximo ano? (Para disputar título só com timaço, o que aliás ja foi rotina no Vasco). E o atual time, dá pra confiar? Confesso uma coisa: sou vascaino desde 1945 (início do Expresso da Vitória) e não colocaria o elenco atual entre os bons ou excelentes times do Vasco.

sábado, 26 de setembro de 2009

De um a zero em um a zero o Vasco vai enchendo o papo. Vai somando pontos suados, sofridos e assim fica mais perto da volta à primeira divisão. Sem mérito algum de dirigentes. Eles, tanto Eurico como Roberto, são responsáveis por esse pesadelo. E quem nos jogou no buraco humilhante tem a obrigação de nos tirar de la. Sem motivos para comemorar. O que temos é uma excelente comissão técnica e um time que mais transpira do que se inspira.
Com alguns jogadores mais técnicos e habilidosos (Carlos Alberto, Ramon, Philipe Coutinho), a presença de um bom goleiro e o oportunismo do Elton, a gente está chegando lá. Aos trancos, barrancos, sustos e suores frios. Além dessa raça dos jogadores, a competência da comissão técnica e da sorte que não tínhamos antes, está havendo um fator muito importante. A participação decisiva da torcida. Esta sim, merece todas as homenagens. Que tal substituir,agora, aquela estátua do Romário por um monuemnto ao torcedor? Que vem reencarnando as almas de Dulce, Eli, Ramalho e tantos outros, senhoras e senhores da arquibancada. Uma gigantesca união de anônimos médicos, advoagados, trabalhadores braçais, homens, mulheres, crianças,ricos, pobres, todos unidos pelo espírito do sentimento que não pode parar. A torcida, sim. Ela é a grande responsavel por essa, cada vez mais perto, volta à primeira divisão.

sábado, 12 de setembro de 2009

Continuo achando que temos um time bem limitado. Mas há diamantes que às vezes luzem. Foi o que aconteceu com Philippe Coutinho duas vezes. Numa, um lençol intelegentissimo. E outro, um lançamento milimétrico para o segundo gol contra o Paraná. De qualquer maneira valeu. Valeu pelos três pontos ganhos em casa. Este é o dever de casa. Quanto à vinda de Fumegalli pode ser o reforço de jogador mais experinentado. Em outros tempos não teria condição de vestir a camisa do Vasco. Mas agora, para voltar à primeira divisão, vale tudo. Pelo menos é mais um para lutar.

sábado, 29 de agosto de 2009

Obrigado, Vitor Seta, da Ilha do Governador. Obrigado por esse presentão - o novo painel do meu blog. Arte pura. Coisa de vascaino intelingente. O que aliás, é pleonasmo...
Obrigado ao vascaino Vitor Seta, da Ilha. Garoto ainda, mas fera em informática. Ele me deu de presente esse painel novo do blog. Vascaino é assim mesmo. Nasce inteligente e depois vira gênio. Obrigado Vitor.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Não se iludam não. Esse é o time que a gente tem. Perder pro Ceará no Maraca é brincadeira. E de mau gosto. E agora, vão comemorar o que? O Vasco é meu sim. Mas não esse
Vasco desfigurado dos últimos anos. Insisto - quem no arrastou para a humilhante segundona tem que nos tirar de lá. Sem mérito nenhum. Como simples obrigação. Vilson, Enrico, Adriano e Pimpão pra vocês. Com Dinamite e seus comparsas de quebra.
Meus amigos conto com voces nesse blog. Ele é também de você. Ou melhor, principalmente de vocês. Vamos conversar sobre coisas do Vasco. História do Vasco. Feitos do Vasco. Nossos problemas. Nossas ambições e realizações. Converse comigo. Vamos trocar ideias sobre o clube do nosso coração. Esse blog foi criado para você.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Alguns vascainos me cobram fidelidade ao Eurico ou ao Roberto. Acontece que minha fidelidade, minha paixão é o Vasco. E não aceito qualquer tipo de patrulhamento tipo "ideológico" ou "político." Sou Vasco por causa do futebol que ele me proporciona desde 1945, ano de início do famoso e inesquecível Expresso da Vitória. Sou o Vasco de grandes conquistas e títulos importantes. Nunca imaginei que fosse passar por humilhação como essa - descer para a segunda divisão. Por isso sorrrio, mas um sorriso amarelo. Outro dia me disseram que eu estou errado. Que o único torcedor carioca que tem o direito de sorrir é o torcedor do Vasco. E acrescentaram;"quem está sofrendo mais - o torcedor do Fluminense ou o do Vasco?" Eu respondi...O torcedor do Fluminense sofre porque está vendo seu time ir para o lugar onde está o Vasco. E o torcedor do Vasco ainda sorrí porque está vendo o seu time sair de onde está...Repíto: voltar à primeira divisão não é conquista. É obrigação de quem nos levou para a segundona.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Voltar à primeira divisão, para o Vasco, não é uma conquista. É uma obrigação de QUEM NOS LEVOU PARA A SEGUNDONA. Essa mancha ninguém vai tirar. Não adianta fazer festa. Não há o que comemorar. SÓ HÁ O QUE COBRAR. Sou torcedor da antiga. Acostumado a grandes conquistas. Acostumado a ver grandes jogadores vestindo a nossa camisa. Acostumado a disputar títulos. Só participar, NUNCA. Jamais poderia prever que passaria por tanta humilhação. Aquela tarde cinzenta contra o ´Vitória, em São Januário, infelizmente vai continuar manchando nossa História. Perdemos pontos incríveis com a nova diretoria. Aantiga era ruim, mas deixou a gente fora da zona de rebaixamento. Portanto, antes de provar qualquer coisa, como administrador, Dinamite & Cia. têm a OBRIGAÇÃO de nos devolver à primeira divisião. Nada mais que obrigação. Nada a comemorar.

sábado, 22 de agosto de 2009

Há quanto tempo o Vasco não era lider...Há quanto tempo essa torcida tem o grito de camepão engasgado na garganta. somos lideres outra vez. Da segundona, mas somos líderes. O Maracanã lotou. A torida compareceu para declarar,. pessoalmente, seu amor ao Vasco. No gramado o time correspondeu e goleou o Ipatinga. Ha, meu Deus...quantos momentos desses, já vivi na minha vida de vascaino. Desde os tempos do Expresso da Vitória. O Vasco sempre entrou em campeonatos para vencer. Para ser campeão. Por isso foi tantas vezes vice. Só é vice quem chega lá. Mas um sem número de vezes coloquei a faixa de campeão no meu peito. Agora, vou ser campeão outra vez. Da segundona, mas vou ser campeão. Da segundona, mas a culpa não é minha. Os que levaram essa glória do futebol para a segundona continuam aí, sorridentes, como se nenhum mal tivessem feito. Riem não sei de que. Festejam não sei o que. O torcedor não. Este vibra com o seu time. É um torcedor de PRIMEIRA DIVISÃO, com dirigentes de segundona...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Meus amigos estou aqui. Vascainando como sempre. E, agora também, servindo à comunidade católica Canção Nova como jornalista. Com mais de cinquenta anos de profissão é uma bênção poder servir ao meu Deus, ajudar a evangelizar, levando a todos um tipo de comunicação com que sempre sonhei. E que, sòmente agora, graças à Rádio Canção Nova do Rio de Janeiro, a Rádio do Espírito Santo, eu posso realizar. Mas estou inaugurando esse blog num dia histórico para mim. Vinte e um de agosto de 2009; O meu Vasco está completando 111 anos de existência. Nada a comemorar. Passamos pela vergonha de estar na Segunda Divisão do futebol brasileiro. A História do Vasco nos últimos anos não tem herois. Mais vilões. Eles ainda estão aí. São os responsaveis por essa página vergonhosa de nossa centenária e até então gloriosa História. Estão fazendo festa. Querendo adoçar a boca do torcedor. Mas o verdadeiro vascaino sabe que voltar à primeira divisão não é uma conquista. É UMA OBRIGAÇÃO. Não fomos nós, verdadeiros torcedores, que criamos essa situação humilnante. Os responsáveis podem até fazer festa. Mas, vão ter que pagar por esse verdadeiro crime contra a História de um dos maiores clubes do mundo. Um dia vão pagar. E vai ser breve.